Caminho e caminhante











Com Coen Roshi, de quem recebi a Ordenação Monástica. Que sua vida seja longa, sua saúde e alegria sejam profundas e duradouras, e que seus Votos sejam plenamente cumpridos.
Gratidão e reverência ao seu exemplo vivo e tão humano.
Gasshô. Nove reverências.




-------------------------------------------

No dia 08 de março de 2003, recebi os Preceitos Budistas de Daigyo Moriyama Roshi, na Cerimônia de Jukai-E. Na ocasião, nossa saudosa amiga Zuiten Sensei era a monja-assistente de Moriyama Roshi. E as circunstâncias auspiciosas incluíram o fato de que, naquele Retiro, fomos fraternalmente acolhidos nas dependências do CEBB pela Sanga orientada pelo nosso querido Lama Padma Samten.



 Naquele dia, Moriyama Roshi gentilmente me explicou a similaridade de que, assim como ao nascermos recebemos o sangue de nossa mãe e nosso pai, no Jukai recebemos, através dos Preceitos, o sangue da Família Buda, tornando-nos pequenas crianças-Buda.



Hoje, reflito sobre como busco honrar a confiança, bondade e alegria de Moriyama Roshi, Zuiten Sensei, e de todos os Seres que generosamente me acolheram e ensinaram ao longo desses anos.



E sinto que agora, já como monge (noviço) ordenado por Coen Roshi, a gratidão amplia-se a cada momento de Prática, em cada respiração. Não me sinto mais aquela pessoa das fotos. Mas algo permanece ali, firme, serenamente apoiado no mesmo sentimento daquele dia, em que confiei na luminosidade de um Caminho simples, leve e desafiador, que torna todos e cada um de meus dias nesta existência algo digno de ser celebrado e vivido em plenitude e consciência. No silêncio, celebro. 

Reverências ao Grande Venerável Mestre Fundador Shakyamuni Buda, à Grande Mestra Primeira Monja Histórica Maha Prajapati Daiosho, aos Grandes Mestres Ancestrais de nossa Linhagem Joyo Eihei Dogen Daiosho e Josai Keizan Jokin Daiosho, a todos os Budas Ancestrais da Transmissão Histórica, à minha Professora Shingetsu Coen Osho, a Dengaku Sensei da Sanga do Via Zen em Porto Alegre - onde dei os primeiros passos na Prática do Zen, e a todas as pessoas que me apoiam e ensinam - monásticas e leigas -, especialmente Marge Daien, que partilha de perto o cotidiano no Darma.



Que os méritos de nossas Práticas se estendam e toquem o coração de todos os seres, e que todos e todas possamos nos tornar o Caminho Iluminado.

(Fotos em p&b: Babe Fabini)


------------------------------------------------------------

Momento de Celebração

    No dia 05 de outubro de 2012 completei 50 anos de idade. Muitas pessoas enviaram congratulações e votos auspiciosos, pelo que agradeço com sincero reconhecimento. 
    O dia 08 de novembro de 2012 assinalou o 4o. aniversário de minha Ordenação Monástica no Budismo Soto Zen (Shukke Tokudo), e minhas opções e prioridades nesta existência definem este como um momento privilegiado de celebrar e manifestar gratidão. 

Shukke Tokudo - Mestra de Ordenação: Coen Roshi

Incontornável desafio humano, esse de expressar o que não há como dizer: sou grato a meus pais, irmãos e irmã, sobrinhos e sobrinhas, que sempre me apoiam e orientam;
Gratidão: toda a família presente na Cerimônia de Ordenação

 a Marge Daien, parceira de Caminhadas na vida-Darma, por seu exemplo de acolhimento e entusiasmo.
No pampa gaùcho e nos Alpes suíços...

Reverencio com especial respeito e gratidão minha ancestralidade no Darma, desde Shakyamuni Buddha: Coen Roshi, minha Professora de Ordenação monástica e Orientadora; Moriyama Roshi, primeiro Professor no Darma e de Jukai-E (Investidura Leiga); Zuiten e Jokei Sensei, monjas que tanto me ensinaram; Lama Padma Samten, perene exemplo de alegre sabedoria; Dengaku sensei, monge-líder do Via Zen RS, Shoden san e demais monges do Via Zen RS, que me inspiram com sua Prática sincera; monges e monjas do Zendo Brasil, todos os Praticantes que foram meus Senpai (predecessores) no Via Zen RS e demais Centros de Prática onde aprendi e aprendo, a cada momento, o Caminho correto.
 
Jukai-E, recebido de Moriyama Roshi, março 2003

 
Dengaku-sensei, Coen Roshi - a Sanga, local de harmonia

Lama Padma Samten, Professor e amigo fraterno

 
Waho-san e Dengaku-sensei

Reconhecimento profundo aos Professores no Aikido - desde Ueshiba O-Sensei, e sua linhagem dignamente representada por Kawai Shihan, Maruyama Sensei, Vargas Sensei e demais Senseis e todos os Senpai dos Dojos onde pude dar passos no Budo. Da mesma forma, honro os ensinamentos do Shiatsu, manifestos na sabedoria e humanidade de Yasui Sensei.



Kawai Shihan, Vargas Sensei e Yudanshas do INSBRAI

Recebendo Jiu-waza de Kawai Shihan

 Tada Shihan, Seminário em Neuchatel
Tissier Shihan, Seminário em Genéve

Hisayuki Yasui Sensei

Alegria pelos passos aprendidos nos Caminhos da Sustentabilidade e Simplicidade, em Findhorn, Nazaré, Schumacher College, Krögerup e todas as comunidades onde recebi ensinamentos.
Na entrada de Ecovila de Findhorn, Escócia (1997)

Em resumo, minha gratidão imanente e perene a todos os seres que possibilitam esta Caminhada, a todos os fraternos amigos e amigas que inspiram meus passos. Busco honrar os méritos de sua presença relacional e generosidade. Onde quer que eu esteja, aspiro nutrir as sementes de sabedoria e compaixão que vislumbro em cada momento da Caminhada.

Mãos em reverência e prece.

Jorge Koho, 05 de novembro de 2012, ano-Buda 2578.

Nenhum comentário: